Bioluminescência

Semana passada quem tirou a pantufa e foi remar teve a oportunidade de acompanhar de perto esse fenômeno da bioluminescência.

Há alguns dias, quem anda pelas praias de Santos (SP) está conferindo um fenômeno bem interessante: o mar está cheio de ondas azuis brilhantes durante a noite! É lindo ver como a natureza é peculiar, mas, será que isso é bom?

O chamado "mar brilhante" acontece por conta de organismos unicelulares que fazem parte do plâncton. Eles estão lá normalmente, mas só quando estão em quantidade acima do normal no mar agitado é que conseguimos ver a bioluminescência na praia.

Mas por que isso acontece? Dentre as possíveis causas estão o aumento de matéria orgânica ou o desequilíbrio dos componentes da água do mar (como nitrogênio e fósforo) devido à poluição.Parece bonito, né? Mas é também preocupante. Será que os oceanos estão tentando chamar a nossa atenção para que a gente cuide melhor deles?

O encantador mar brilhante, segundo especialistas, é resultado de uma reação química chamada bioluminescência. O fenômeno acontece a partir do fitoplâncton phytoplanktons bioluminescentes, que são criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de sobrevivência. A luz azul cobre as ondas que ficam mais próximas da areia, gerando esse resultado surreal.

Quer ter um encontro inusitado também? Venha fazer uma aula de canoa havaiana com a gente! Conheça e se surpreenda com a aventura que o Mar e as canoas havaianas podem lhe proporcionar.

www.canoacaicara.com 3326-4925 canoacaicara@gmail.com

Aloha e Axé!

Aloha e Axé!

#marbrilhante #Bioluminescência #Mar #Santos #litoraldeSãoPaulo #plâncton #águadoMar #fitoplâncton #phytoplanktons #bioluminescentes #fitoplânctonphytoplanktonsbioluminescentes #aulasdecanoahavaiana #aulasdecanoagem #CanoaCaiçara #AlohaeAxé #boramar #remadanoturna #fenômenonatural #natureza #criaturasmarinhas

Destaques
Posts Recentes