top of page

Muito Aloha no batismo da 'Ka Ora' em Porto Belo-SC

Clubes de canoa havaiana se encontram para celebrar o batismo da V3, 'Ka Ora'.

O evento foi entre os dias 23 e 24 de Julho em Porto Belo-SC. A cerimônia de batismo foi um sucesso e para a satisfação dos organizadores o evento superou todas as expectativas.

Estiveram presentes 6 clubes do sul do Brasil, eram cerca de 60 remadores de todos os cantos do país e mais de 100 pessoas presentes na cerimônia, conduzida com maestria por Alexey Bevilacqua.

O evento contou várias atividades no decorrer do fim de semana. Houveram remadas de integração, palestra com Ricardo Machion do projeto "Todos ao Mar", clinica de canoa havaiana com José Paulo da Canoa Caiçara e yogateraia com Vitor Pires.

A V3 (canoa para 3 remadores) é uma classe de Canoa Polinésia bastante praticada no Tahiti. Feita de madeira, a V3 foi nomeada 'Ka Ora', palavra de origem Maori que significa “Estou Vivo”. O nome foi inspirado no trecho do Ritual Maori Hakka, em que figura o Guerreiro que, dado como vencido, ressurge com seu grito “KA ORA!”.

Indígenas, guerreiros, pescadores, gerações não muito distantes, faziam com suas próprias mãos utensílios dos mais variados, por necessidade, para o trabalho ou rituais. Inspirados por essas gerações a Pa’ahana Paddle Club desenvolveu e construiu a 'Ka Ora'.

Ka Ora foi projetada por Rafael Caldeira e construída por Luciano Fachini com ajuda do próprio Rafael e de toda a galera da Pa'ahana Paddle Club.

Assim a V3, Ka Ora, ganhou vida em águas Catarinenses... IMUA!!!

Destaques
Posts Recentes
bottom of page